domingo, 1 de fevereiro de 2009

Calçados Enxutos / Bitches Brew de Miles Davis / Inquietação


Rapazes, não se esqueceçam, mantenham os sapatos sempre enxutos...


Sapatos são itens indispensáveis para atrair mulheres interessantes. Mulheres que podem mudar nossas vidas. Miles Davis conhece bem essa história. Encontrou Betty Mabry na balada, apaixonou-se, ficou amigo de Jimi Hendrix e Sly Stone, e após fazer amor como um louco com sua recente paixão, pegou seu trompete e saiu tocando-o pela noite, completamente chapado de ácido, fantasiando ser um deus dourado, que tinha uma missão a completar. “Vou fuder com tudo.” pensou. “Que se dane as regras e os parâmetros musicais, dessacralizar o jazz, misturando-o com o rock and roll, vai ser lindo. Vai ser lindamente psicodélico. Yeahhh. Soul Music na cabeça, rapaz.”. Os sapatos o ajudaram no seguinte aspecto: a própria Betty, nem sabia quem era aquele homem quando o conheceu, mas seus calçados a deixaram louquinha.


A partir dai, Miles obrigou todos de seu quinteto a ouvirem Grateful Dead e Jefferson Airplane antes de dormir e uma vez por semana trancavam-se em um estúdio, ouvindo sons psicodélicos, sendo apenas permitidos de se comunicarem com seus próprios instrumentos.


Para solidificar o contato com a essência do rock and roll psicodélico e da soul music, o trompetista complementou seu quinteto chamando Herbie Hancock e Joe Zawinul com o intuito de fazer com que eles tirassem dos teclados sons que provavelmente não exisitam. Shorter ficou responsável pelos sopros no sax soprano e o cientista John McLaughlin encontrou as formulas brilhantes e pouco lógicas, para incorporar a guitarra, de uma maneira esotérica, ao jazz. Assim, o estilo Jazz-rock Fusion começou a tomar forma e Davis ficou grávido deu seu filho mais esquizofrênico, Bitches Brew.


A paixão entre Miles e Betty era maior que a da Cinderela e seu príncipe, mas não durou para sempre. Culpa de um trompete anarquista chamado Dirty Trump Jr. Jr era um safado, mas soava melhor que as cornetas dos querubins mais eruditos. Dizem que Louis armstrong estava bêbado e o encontrou boiando em um rio sujo e podre de New Orleans. Ao tentar toca-lo, entrou em transe, acordando apenas uma semana depois. Por várias décadas ninguém conseguiu domar aquele trompete, até que ele caiu nas mãos de Miles e não saiu por muito tempo. Durante a gravação de Bitches Brew, Jr levava seu dono a viagens pelo espaço e tempo, o que acabou comprometendo a relação entre ele e sua esposa, pois instrumentista e instrumento ficavam desaparecidos por longos períodos.


Bem no dia do aniversário de Betty, Dirty Trump fez com que Miles e seus companheiros de banda se encontrassem com os faraós do Egito Antigo. Sob toda a aridez do deserto e a hegemonia magnifica das pirâmides, Pharaoh's Dance foi composta. O grupo só reapareceu quase um mês depois. O maldito trompete também encorajou Davis a cometer adultério. Ele foi apresentado a uma fogosa prostituta-saxofônista espanhola e para desvendar os segredos da música hispânica, manteve relações sexuais com ela durante três meses. O rala-rala só era deixado de lado, quando deciam ao decadente cabaré da esquina e, completamente nús, animavam o local com belas múscas. Todas improvisadas. A fabulosa Spanish Key foi resultado dessa experiência. Betty, infelizmente, não entendeu que seu marido fez tudo isso em nome da arte. Em nome da mais pura arte.


Entender como Bitches Brew foi composto é impossível. A maioria dos lunáticos acontecimentos pelos quais os músicos envolvidos na produção do álbum passaram, são uma mistura confusa entre a realidade e as mais divergentes fantasias. Ninguém lembra muito bem de nada. E é melhor que as coisas permaneçam assim.



Disco 1:

1 - Pharaoh's Dance

2 - Bitches Brew (melhor faixa)


Disco 2:

1 - Spanish Key

2 - John McLaughlin

3 - Miles Runs the Voodoo Down

4 - Sanctuary

5 - Feio - (bonus track)


Download Torrent

1


Download RapidShare:

1

2

3


(Se o link para download não estiver funcionando, me avise que consertarei)


- Entrevista com Miles Davis

- Miles Davis tocando Bitches Brew (apenas uma parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário